Simulado Online Aspectos Sociológicos da Educação

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Pergunta 1 de 10

1. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. (Ano: 2017/Banca: CESPE) É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento. Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, relativo à tecnologia e ao seu uso na escola. A utilização dos recursos tecnológicos exige, além de uma preparação adequada dos professores, um projeto educacional que articule o trabalho do professor ao uso dessas tecnologias, sob pena de se manterem velhas práticas, com um caráter pretensamente moderno e mais caras.
A.
B.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. (Ano: 2017/Banca: FUNDEP Gestão de Concursos) Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. (Ano: 2017/Banca: ACAFE) O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. (Ano: 2017/Banca: ACAFE) “A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto:

Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º.
A.
B.
C.
D.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. (Ano: 2017/Banca: Quadrix) No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. Na atualidade, a escola tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental de garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
A.
B.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. (Ano: 2017/Banca: COPEVE-UFAL) A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir. Na escola observam-se espaços, tempos, papéis sociais, relações de poder e de trabalho decorrentes de convenções sociais e históricas que consolidam rotinas organizacionais que perpassam diversas gerações.
A.
B.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) A área de extensão, segundo Santos, terá num futuro próximo um significado muito especial. No momento em que o capitalismo global pretende funcionalizar a universidade e, de fato, transformá-la numa vasta agência de extensão ao seu serviço, a reforma da universidade deve conferir uma nova centralidade às atividades de extensão (com implicações no currículo e nas carreiras docentes) e concebê-las de modo alternativo ao capitalismo global, atribuindo às universidades uma participação ativa na coesão da construção social; aprofundando a democracia; priorizando a luta contra a exclusão social e degradação ambiental, e também:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Texto 26A2AAA O desencaixe entre a escola e os jovens não deve ser visto como decorrente nem de uma suposta incompetência da instituição, nem de um suposto desinteresse dos estudantes. As análises se tornam produtivas à medida que enfoquem a relação entre os sujeitos e a escola no âmbito de um quadro mais amplo, que considere as transformações sociais em curso. Essas transformações estão produzindo sujeitos com estilos de vida, valores e práticas sociais que os tornam muito distintos das gerações anteriores. Entender tal processo de transformação é relevante para a compreensão das dificuldades hoje constatadas nas relações entre os jovens e a escola. Parecer CNE/CEB n.º 5/2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as informações do texto 26A2AAA, julgue o item a seguir. A legislação vigente estabelece ser obrigatória a utilização das obras de autores clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim no ensino de sociologia, o que constitui um desafio de difícil resolução pedagógica quando os alunos mostram-se desinteressados pelo estudo de tais obras.
A.
B.

Pergunta 10 de 10


 

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