Simulado Online Educação e Filosofia 10% Pergunta 1 de 10 1. (Ano: 2017/Banca: IF-TO) Na metodologia científica, encontram-se vários métodos científicos para descreverem relações entre variáveis, predizerem acontecimentos, determinarem causas e explicarem ou compreenderem o comportamento dos fenômenos científicos. Quando um cientista ao tentar resolver um problema, apresenta algumas hipóteses visando a formulação de uma teoria provisória, passa a testar as suas hipóteses por meio de observação e experimentação para eliminar possíveis erros, qual o método científico o cientista está utilizando?A. Método dialético.B. Método hipotético dedutivo.C. Método dedutivo.D. Método monográfico.E. Método indutivo.Pergunta 1 de 10 Loading... Pergunta 2 de 10 2. (Ano: 2016/Banca: FCC) Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo. Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,A. os conteúdos ensinados nas escolas indígenas não forem referenciados na cultura ocidental.B. as crenças, os rituais e demais saberes dos indígenas não estiverem compatibilizados com os conhecimentos escolares ensinados nas redes do ensino público.C. não valorizarmos o trabalho que busca criar um processo unificado de formação dos educadores do campo.D. este é baseado em culturas superiores, mas também nas culturas inferiores de determinados povos primitivos que não permite a unificação de um processo cultural de uma nação.E. desrespeitarmos a visão particular de mundo que tenha ou esteja tendo o povo, pois isso se constitui numa espécie de “invasão cultural”, ainda que feita com a melhor das intenções.Pergunta 2 de 10 Loading... Pergunta 3 de 10 3. (Ano: 2016/Banca: INSTITUTO AOCP) O compartilhamento de sentimentos, reações e observações com o grupo se refere ao ciclo de aprendizagem vivencial denominadoA. aplicação.B. generalizações.C. vivência.D. relato.E. processamento.Pergunta 3 de 10 Loading... Pergunta 4 de 10 4. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Ainda que o professor não adote nenhuma das tendências pedagógicas, seu fazer pedagógico é norteado por uma opção epistemológica em relação ao sujeito de aprendizagem.A. ErradoB. CertoPergunta 4 de 10 Loading... Pergunta 5 de 10 5. (Ano: 2016/Banca: CESGRANRIO) O processo de construção de conhecimento ocorre quando o agente atua no sentido de alterar suas próprias estruturas cognitivas para acomodar os desequilíbrios e chegar, assim, a uma nova situação de equilíbrio, que será acrescentada às estruturas cognitivas prévias. O trecho acima apresenta aA. Técnica de Aula Passeio, de FreneitB. Pedagogia da Avaliação e Autoavaliação, de FreneitC. Zona de Desenvolvimento Proximal, de VygotskyD. Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.E. Teoria da Equilibração das Estruturas Cognitivas, de PiagetPergunta 5 de 10 Loading... Pergunta 6 de 10 6. (Ano: 2017/Banca: CESPE) No que se refere ao processo de educar e ao sistema escolar, assinale a opção correta.A. Não cabe ao sistema escolar atuar no desenvolvimento de fatores de proteção a crianças e adolescentes.B. O educador não deve trabalhar com a prevenção de saúde mental, pois seu papel é de transmissor de conhecimentos.C. A compreensão dos alunos deve ser focada no todo, associada a métodos de ensino rigorosos para viabilizar o maior rendimento escolar.D. O educador tem a responsabilidade de diagnosticar um aluno que esteja vivenciando situação de perturbação psicológica.E. O sistema escolar pode ser um núcleo de promoção de saúde mental.Pergunta 6 de 10 Loading... Pergunta 7 de 10 7. (Ano: 2016/Banca: IBADE) Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):A. processo e a contradição.B. unidade na multiplicidade dos seres .C. adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.D. natureza mutável do homem.E. fortalecimento das relações humanas.Pergunta 7 de 10 Loading... Pergunta 8 de 10 8. (Ano: 2016/Banca: FCC) Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação. Nessa perspectiva, uma proposta educacionalA. exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica.B. necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício.C. não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas.D. precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos.E. não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação.Pergunta 8 de 10 Loading... Pergunta 9 de 10 9. (Ano: 2016/Banca: FCC) Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, sãoA. indivíduos situados no espaço e no tempo, livres, ainda que submetidos ao peso da cultura e dos valores transmitidos pelas religiões, pela publicidade organizada e pela ideologia.B. pessoas que precisam da instituição escolar, por meio da ação mediadora dos profissionais da educação para seu processo de formação.C. sujeitos-objetos da ação cultural daqueles que detêm a capacidade de transmitir o acervo de conhecimento produzido pela ação e história do homem.D. sujeitos que herdam o acervo de conhecimentos e experiências acumulados pelas gerações passadas de forma a adaptarse à realidade em que está inserido.E. sujeitos histórico-sociais, inacabados, situados no espaço e no tempo, produtores de cultura e de sua própria humanidade.Pergunta 9 de 10 Loading... Pergunta 10 de 10 10. (Ano: 2017/Banca: IBADE) Uma das características principais dos princípios fundantes da abordagem holística que prima por uma compreensão mais alargada possível da relação interativa e simbiótica entre parte-todo, todo-parte é a:A. busca da inteireza.B. diversidade.C. movimento.D. complementaridade.E. interdependência.Pergunta 10 de 10 Loading... Loading... Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça. Cursos GRATUITOS para PROFESSORES. INSCREVA--SE!