Simulado Online Educação Especial

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Pergunta 1 de 10

1. (Ano: 2017/Banca: IF-TO) Com base no Decreto nº 5.296/ 2004, as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida têm atendimento prioritário nos órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, incluindo as escolas públicas (grifo e acréscimo nosso), empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras. Por mobilidade reduzida entende-se:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. (Ano: 2017/Banca: ACAFE) A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. (Ano: 2017/Banca: UFSM)  A criança surda, ao aprender a segunda língua (língua portuguesa escrita), precisa ter ____________ para o pensamento. Esse processo depende das mediações que vivencia desde a tenra idade ____________ e de uma língua que a criança surda domine: __________. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. (Ano: 2017/Banca: UFSM)  A criação da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) foi um evento marcante na história da Comunidade Surda. Assinale a alternativa que corresponde às atuais políticas surdas do Brasil.

A.
B.
C.
D.
E.
F.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. (Ano: 2017/Banca: IF-ES) “No Brasil, em meados da década de oitenta do século XX, surgiram os primeiros trabalhos envolvendo a interpretação da língua de sinais em instituições religiosas, e nas relações familiares e de amizades com surdos” (Masutti e Santos, 2008). A partir da referência citada, marque a opção CORRETA:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. (Ano: 2017/Banca: UFSM) Em relação à atuação do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, cabe destacar que o intérprete educacional, durante a atuação em sala de aula, deve
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. (Ano: 2017/Banca: UFSM) O dia nacional da pessoa surda é comemorado em 26 de setembro. Esta é uma data muito significativa para a história da Educação de Surdos, pois no ano de 1857 foi fundado(a) no Brasil o(a)
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. (Ano: 2017/Banca: IF-ES) A história da educação de surdos, desde sua origem até a atualidade, foi fundamentada em modelos que procuravam, e ainda procuram, alcançar os melhores resultados no processo de ensino aprendizagem do sujeito surdo. Sobre estes modelos, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. (Ano: 2017/Banca: IF-ES) De acordo com Gesser (2009), há duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente. Partindo do trabalho da autora mencionada, assinale a afirmativa CORRETA:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. (Ano: 2017/Banca: UFSM) De acordo com Karnopp (2012), a escrita dos surdos é frequentemente estigmatizada. As produções textuais são consideradas "erradas" quanto à norma-padrão do português, e os textos não são compreendidos a partir das relações autor-texto-leitor. São desconsideradas as diferentes práticas discursivas e os diferentes gêneros discursivos. Sobre a escrita das pessoas surdas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 10 de 10


 

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