Simulado Online Educação Superior

 10%

Pergunta 1 de 10

1. A instituição de ensino superior não pode ser pensada isoladamente dos problemas mais vividos pela sociedade e a construção da identidade do professor está vinculado a um cenário mais amplo em que ela se insere. Zabalza (2004) indaga: “O que nos faz ser bons professores, ensinar bem ou formar bons alunos? Estamos novamente diante de uma das preocupações centrais dos professores. Até onde chega nosso trabalho? Até onde chega nossa responsabilidade como docentes e onde começa a responsabilidade dos estudantes?”. ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 200 (p. 123). Sobre a docência no ensino superior, marque a alternativa que esteja CORRETA:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. (Ano: 2016/Banca: IF Sertão - PE) O Código de ética do profissional tradutor intérprete é um instrumento que o orienta na sua função. Assinale a alternativa correta em relação à postura adequada prevista no mesmo.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) A inscrição dos estudantes habilitados a participar do ENADE é responsabilidade do dirigente da instituição de educação superior. Além dos ingressantes, devem ser inscritos na condição de concluintes todos os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, além daqueles que tenham completado, da carga horária do curso, mais de:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) Os resultados da avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e a:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) A questão se refere à Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007. Excluídos os dias de deslocamento, as avaliações in loco durarão, em regra, 2 (dois) dias, para subsidiar atos de:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. (Ano: 2016/Banca: Prefeitura de Palhoça - SC) Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) Além do formulário eletrônico de avaliação; dos relatórios parciais e finais do processo de auto avaliação da instituição; dos relatórios de avaliação dos cursos da instituição disponíveis; das informações sobre protocolos de compromisso e termos de saneamento de deficiências e seus relatórios de acompanhamento, bem como sobre os planos de melhorias referidos no art. 35-C, I, quando for o caso; dos dados de avaliação dos programas de pós-graduação da instituição pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quando houver, também deverão estar disponíveis para análise pela Comissão de Avaliação previamente à realização da visita outros documentos que permitam considerar a instituição ou curso no conjunto, tais como:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8.
A questão se refere à Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007.
A autorização de cursos poderá ser indeferida:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) A classificação dos modelos de Instituições de Ensino Superior que denomina Universidades, Universidades Especializadas, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades Isoladas e Centros de Educação Tecnológica é vigente:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. (Ano: 2017/Banca: COSEAC) Além da missão e do plano de desenvolvimento institucional; da política para o ensino, da pesquisa, da pós-graduação, da extensão; da comunicação com a sociedade; da responsabilidade social da IES; das políticas de pessoal; e, da organização e gestão da instituição, o SINAES considera outras dimensões institucionais de forma obrigatória. São elas:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 10 de 10


 

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

 

Cursos GRATUITOS para PROFESSORES. INSCREVA--SE!

 

Deixe um comentário