Simulado Online Papel do Educador, do Educando e da Sociedade

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Pergunta 1 de 10

1. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.
A.
B.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. (Ano: 2017/Banca: CESPE) No que se refere à violência no contexto educacional, o psicólogo, para atuar eticamente e de acordo com suas atribuições, deve
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.
A.
B.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. (Ano: 2017/Banca: CESPE) O processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. (Ano: 2017/Banca: ACAFE) “A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto: Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º.
A.
B.
C.
D.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.
A.
B.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.
A.
B.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Julgue o item que se segue, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação. De acordo com os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF, no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, deve-se adotar a prática social dos estudantes como elemento para a problematização diária na escola. A prática social é entendida como os conhecimentos, as regras e as competências que o setor produtivo espera que a escola desenvolva, com vistas à formação do cidadão e à qualificação para o trabalho.
A.
B.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.
A.
B.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. (Ano: 2017/Banca: CESPE) Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.
A.
B.

Pergunta 10 de 10


 

 

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