Simulado Online sobre Didática

 10%

Pergunta 1 de 10

1. (2017/Banca: CESPE)Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Na formação de professor, a didática subsidia a compreensão a respeito dos seguintes aspectos do fazer pedagógico: o quê, como e para quê.
A.
B.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. (2017/Banca: CESPE)Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.
A.
B.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Na técnica do mapa conceitual, os conceitos são abordados em uma perspectiva bidimensional, mostrando as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes ao conteúdo abordado.
A.
B.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. (2017/Banca: CESPE)Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.
A.
B.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. (2017/Banca: CESPE)Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.
A.
B.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. (2017/Banca: CESPE)Assinale a opção correta, a respeito do processo de aprendizagem.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. (2017/Banca: CESPE) Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. A didática é um campo de estudo fundamental na formação de professores, pois orienta o fazer pedagógico, suplantando as crenças e concepções de sociedade desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica do professor.
A.
B.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.Na técnica do júri simulado, devem-se observar, na avaliação, as habilidades dos estudantes na apresentação das ideias — concisão, logicidade, aplicabilidade e pertinência — e seu desempenho na descoberta de soluções apropriadas ao problema apresentado.
A.
B.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. (2017/Banca: FUNECE)Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a
A.
B.
C.
D.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10.
Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios.

A.
B.

Pergunta 10 de 10


 

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

 

Cursos GRATUITOS para PROFESSORES. INSCREVA--SE!

 

Deixe um comentário