Simulado Online Teóricos da Educação 10% Pergunta 1 de 10 1. 017/Banca: ACAFE)“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto: Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?A. Repensar profundamente a respeito de sua organização, sua gestão, sua maneira de definir os tempos, os espaços, os meios e as formas de ensinar.B. Relativizar a importância da escola e sua função social nesse momento, pois ela não é mais a porta de entrada do conhecimento para a população.C. Jogar fora as roupas velhas e tornar a vestir a escola a partir da essência – sua função social – que permanece: ensinar bem e preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa.D. Reconhecer que as mudanças necessárias no sistema educacional são urgentes e demandam esforço coletivo de todos que fazem educação (profissional, governos e sindicatos), assim como de toda a sociedade.Pergunta 1 de 10 Loading... Pergunta 2 de 10 2. (2017/Banca: IF-TO)Segundo Gandin (2004) e Gandin e Cruz (2012, p.27), “Planejar é, de fato, definir o que queremos alcançar; verificar a que distância, na prática, estamos do ideal e decidir o que se vai fazer para encurtar essa distância”. Com base na vertente do professor Danilo Gandin, Celso Vasconcellos (2005) apresenta que a elaboração do Projeto Político Pedagógico deve ser composta por três partes sequenciadas e articuladas entre si. Sobre este aspecto, está correta a alternativa:A. Marco Referencial (Referencial teórico-metodológico que fundamentará o projeto); Metodologia (os procedimentos e estratégias metodológicas para desenvolver o projeto); Programação (a elaboração de uma proposta de ação) estruturada a partir da ideia do que faremos concretamente para suprir as necessidades.B. Programação – o que faremos concretamente para suprir tal falta; Marco referencial (a busca de um posicionamento político e pedagógico) guiado por um ideal do que queremos alcançar; Diagnóstico (levantamento de informações) orientado pela indagação do que nos falta para sermos o que desejamos.C. Marco referencial (a busca de um posicionamento político e pedagógico) guiados por um ideal do que queremos alcançar; Diagnóstico (a busca das necessidades a partir da realidade) orientado pela indagação do que nos falta para ser o que desejamos; Programação (a elaboração de uma proposta de ação) estruturada a partir da ideia do que faremos concretamente para suprir as necessidades.D. Diagnóstico (levantamento de informações) orientado pela indagação do que nos falta para ser o que desejamos; Marco Referencial (Referencial teórico-metodológico que fundamentará o projeto); Programação (a elaboração de uma proposta de ação) estruturada a partir da ideia do que faremos concretamente para suprir as necessidades.E. Diagnóstico – condição primeira para o levantamento de informações; Marco Referencial (Referencial teórico que fundamentará o projeto); Programação (a elaboração de uma proposta de ação) estruturada a partir da ideia do que faremos concretamente para suprir as necessidades.Pergunta 2 de 10 Loading... Pergunta 3 de 10 3. (2017/Banca: IF-TO) “O uso da informática, de forma positiva dentro de um ambiente educacional, varia de acordo com a proposta que está sendo utilizada em cada caso e com a dedicação dos profissionais envolvidos” (Tajra, 2012). De acordo com o autor (2012), as situações positivas mais frequentes encontradas são descritas abaixo, exceto.A. A informática contribui para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.B. Os alunos com dificuldade de concentração tornam-se mais concentrados.C. As aulas expositivas ganham os espaços dos trabalhos corporativos e práticos.D. Os alunos ganham autonomia nos trabalhos, podendo desenvolver boa parte das atividades sozinhos, de acordo com suas características pessoais, atendendo de forma mais nítida o aprendizado individualizado.E. Estímulo a uma forma de comunicação voltada para a realidade atual de globalização.Pergunta 3 de 10 Loading... Pergunta 4 de 10 4. (2017/Banca: IF-TO)Ivani Fazenda (Org.2010), em seu livro “Metodologia da Pesquisa Educacional” destaca os aspectos relacionados à pesquisa em educação. Com relação a este tipo de pesquisa, para a autora, é certo afirmar.A. As variáveis relacionadas à pesquisa interdisciplinar são inúmeras, o que torna inviável a realização da mesma.B. A pesquisa etnográfica utiliza técnicas tradicionais da etnografia, como a observação não-participante e a entrevista estruturada.C. A pesquisa de enfoque fenomenológico constitui-se em etapas de compreensão e interpretação do fenômeno que não precisará ser retomado e visto sob nova interpretação.D. As abordagens dialéticas presentes na pesquisa educacional colocam-se como uma das alternativas críticas com relação às abordagens empírico-analíticas que dominam as ciências na atualidade.E. Os processos educativos, na atualidade, são tão dinâmicos e complexos que a pesquisa relacionada à história da educação torna-se irrelevante como contribuição para a educação no presente.Pergunta 4 de 10 Loading... Pergunta 5 de 10 5. (2017/Banca: UFSM)"Só se poderia falar em tradução literal se houvesse línguas bastante semelhantes para permitirem ao tradutor limitar-se a uma simples transposição de palavras ou expressões de uma para outra. As inúmeras divergências estruturais existentes entre a língua do original e a tradução obrigam o tradutor à escolha, cada vez mais, entre duas ou mais soluções, e em sua escolha ele é inspirado constantemente pelo espírito da língua para a qual traduz. “ Fonte: RÓNAI, P. Escola de tradutores. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/ Pró-Memória/Instituto Nacional do Livro, 1987. p. 20. (Adaptado) A tradução é comumente utilizada no contexto acadêmico. Assinale a alternativa que corresponde à função do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais nesse contexto.A. Estar apto, a partir de sua formação, a sanar todos os questionamentos que lhe forem dirigidos pelo aluno surdo durante a aula.B. Desempenhar o mesmo papel do professor em sala de aula, razão pela qual a interpretação simultânea é utilizada em alguns momentos.C. Traduzir um vídeo ou avaliação em Língua Brasileira de Sinais para a língua portuguesa quando solicitado pelo aluno surdo.D. Atuar, em sala de aula, utilizando a interpretação consecutiva no momento em que o professor está ministrando a aula.E. Atuar como facilitador da aprendizagem do aluno, tutorando-o sempre que for necessário e traduzindo tudo o que for solicitado.Pergunta 5 de 10 Loading... Pergunta 6 de 10 6. (2017/Banca: UFSM)De acordo com Karnopp (2012), a escrita dos surdos é frequentemente estigmatizada. As produções textuais são consideradas "erradas" quanto à norma-padrão do português, e os textos não são compreendidos a partir das relações autor-texto-leitor. São desconsideradas as diferentes práticas discursivas e os diferentes gêneros discursivos. Sobre a escrita das pessoas surdas, assinale a afirmativa INCORRETA.A. A alfabetização em língua portuguesa para surdos é desafiadora por se tratar de uma segunda língua, já que o surdo busca relação com a língua de sinais.B. O bilinguismo é o método mais adequado para a Educação de Surdos.C. Para ler e escrever é preciso conhecimento de mundo; a escrita tem sentido a partir da compreensão em língua de sinais.D. Por meio da língua de sinais, os surdos podem atribuir sentido à leitura e escrita e, assim, podem compreender o processo a partir da comparação entre língua de sinais e a língua portuguesa, o que constitui o conhecimento da língua portuguesa.E. O sujeito surdo faz uso de artigos e preposições na escrita da língua portuguesa quando busca essa referência na sua primeira língua.Pergunta 6 de 10 Loading... Pergunta 7 de 10 7. (2017/Banca: IF-ES)“No Brasil, em meados da década de oitenta do século XX, surgiram os primeiros trabalhos envolvendo a interpretação da língua de sinais em instituições religiosas, e nas relações familiares e de amizades com surdos” (Masutti e Santos, 2008). A partir da referência citada, marque a opção CORRETA:A. Os intérpretes daquela época continuam atuando como voluntários em atividades desenvolvidas em instituições religiosas e não participam de movimentos que buscam a profissionalização da categoria.B. Desde o início da década de oitenta, a categoria possui o status profissional que tem atualmente.C. Não houve mudanças no quesito de profissionalização da categoria da década de oitenta até a atualidade.D. Atualmente os intérpretes da década de oitenta participam como articuladores de movimentos em busca da profissionalização da categoria.E. Os Intérpretes de Língua de Sinais (ILS) e a comunidade surda não conseguiram articular movimentos voltados à sua profissionalização.Pergunta 7 de 10 Loading... Pergunta 8 de 10 8. (2017/Banca: IF-TO)No que concerne à organização e à gestão do trabalho escolar, e de acordo com Libâneo (2012), marque a alternativa incorreta.A. Todos os envolvidos no processo educacional educam, não são apenas os professores.B. A organização e a gestão da escola correspondem à necessidade de a instituição escolar dispor das condições e dos meios para a realização de seus objetivos específicos.C. A organização dos sistemas de ensino não possui influências sociais e políticas.D. O professor participa ativamente da organização do trabalho escolar, formando com os demais colegas uma equipe de trabalho, aprendendo novos saberes e competências, assim como um modo de agir coletivo, em favor da formação dos alunos.E. O professor está a cargo do principal objetivo da escola: o ensino e a aprendizagem dos alunos.Pergunta 8 de 10 Loading... Pergunta 9 de 10 9. (2017/Banca: IF-TO)José Carlos Libâneo (2014, p. 217 a 2019) define a avaliação escolar como “um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos, e, daí, orientar a tomada de decisão em relação às atividades didáticas”. Para este autor, a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções. São elas:A. Função pedagógico-didática, função de diagnóstico e função de controle.B. Função de controle, função de credenciamento e Tomada de decisão.C. Função de diagnóstico, função pedagógico-didática, função de credenciamento.D. Função pedagógico-didática, função de controle e de regulação.E. Função de regulação, função de diagnóstico e função de controle;Pergunta 9 de 10 Loading... Pergunta 10 de 10 10. (2017/Banca: IF-TO)“É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos” (Luckesi, 2011, p.130). A definição descrita anteriormente refere-se.A. DidáticaB. PlanejamentoC. EnsinoD. CurrículoE. AvaliaçãoPergunta 10 de 10 Loading... Loading... Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça. Cursos GRATUITOS para PROFESSORES. INSCREVA--SE!
Adorei este site! Estou absorvendo ao máximo seus benefícios. Estou acima de 70 % em C.Pedag., preciso melhorar na específica(55%). Deus seja louvado!
Gostei muito do simulado na próxima quero acertar 100/porcento!
Att: Ana Maria
Adorei este site! Estou absorvendo ao máximo seus benefícios. Estou acima de 70 % em C.Pedag., preciso melhorar na específica(55%). Deus seja louvado!
Oi Ana, agradecemos seu feedback. Bons estudos